Introducção de algumas especies zoologicas na ilha de S.Miguel depois da sua descoberta [1]
Conferencia do sr. tenente-coronel Francisco Affonso Chaves, no dia 14 do corrente, no Atheneu commercial d’esta cidade
( transcreve documentação de 1431, e a comunicação reporta-se ao periodo entre 1432 e 1439)
(os animais que existiam nas ilhas eram os milhafres, que confundidos com os açores que existiam no continente levaram os primeiros habitantes a designar as ilhas por esse nome. Nas ilhas das Flores e Corvo não existem essas aves, se se tivesse começado o povoamento das ilhas por essas, não teriam incorrido no erro de chamar Açores, pois nelas não existem milhafres. Os animais que touxeram primeiramente foram os bois, porcos, carneiros, galinhas, as codornizes foram introduzidas já no século XVI. Os mamiferos foram introduzidos nas ilhas pelo homem, tal como os moluscos. Alguns animais são prejudiciais à região, mas também não existem medidas proibitivas que o impeçam)
(...)
Em todas as sciencias e artes, tem havido, ha, e haverá theorias, que por um certo tempo acceitas e defendidas com os melhores argumentos, são depois abandonadas, esquecidas; sendo certo que mais tarde algumas d’ellas são outra vez apregoadas e mesmo acolhidas com enthusiasmo.
Assim desde os começos até meiados do seculo passado, esteve em voga na medicina a theoria de Broussais, medico francez que morreu em 1838. Creou elle a medicina physiologica, da qual dou a seguinte ideá: para Broussais a contractilidade é a propriedade importante da materia viva.
Para pôr em acção esta propriedade é mister da influencia de agentes physicos. Assim a luz excita os orgãos da vista, o sangue (agente principal) estimula todo o organismo humano, etc.
Quando succede haver uma harmonia, um equilibrio entre a acção dos estimulantes e as funcções reciprocas dos differentes orgãos, ha a saude, o estado physiologico; mas se as estimulações são demasiado fortes, ou fracas, succede o estado doentio.
Se a excitação é muito forte, ha irritação, uma grande abundancia de liquidos afflue á parte irritada e d’ahi o exaggero dos actos da vida, a inflammação.
Para Broussais a inflammação é que predomina no organismo humano; o contrario a debilidade, é caso excepcional. D’estas idéas, o seu methodo de tratamento; que consistia no emprego de debilitantes, e entre elles occupavam logar proeminente a sangria, e as sanguessugas.
Ainda ha bem poucos annos as idéas de Broussais não estavam de todo abandonadas n’esta ilha, e assim as sangrias e as sanguessugas, na epocha da rebentação das arvores, por exemplo, eram preventivo muito usado contra as doenças, mesmo por pessoas illustradas.
[1] O autor d’esta conferencia ao proferi-la omittiu algumas das citações agora publicadas, a indicação da maior parte dos nomes scientificos dos animaes a que alludiu, etc., o que fez para aligeirar a conferencia, sem com isto a alterar na essencia.
[n.d.] - "Introducção de algumas especies zoologicas na ilha de S.Miguel depois da sua descoberta"
in Diário dos Açores
de 16 de Janeiro de 1909, nº. 5281, p. 1 (col. 1-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2863.