Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2864)

Introducção de algumas especies zoologicas na ilha de S.Miguel depois da sua descoberta [1]

Conferencia do sr. tenente-coronel Francisco Affonso Chaves, no dia 14 do corrente, no Atheneu commercial d’esta cidade

(sanguessugas (como se alimentam, tipologia indiana: Hinuto granulosa – Sav., nos Açores a espécie é a Limnatis nilotica – Sav., aplicações na medicina, espécies existentes na ilha Dina quadristriata –Grube, Linnatis nilotica – Sav. e Hirudo Chavesi – R. Bl. – esta ultima descoberta pelo próprio Francisco Afonso Chaves em 1890 em S. Miguel (encontrada no charquinho da Calçada, perto do charco da Madeira e que até à data do jornal não se encontrava noutro qualquer ponto do globo.)

Em 1834 estava no seu periodo aureo a medicina physiologica de Broussais, e portanto era grande a necessidade de haver n’esta ilha sanguessugas. As communicações d’aqui com o continente europeu a não ser no periodo da exportação de laranja, eram então raras e incertas. Passava se um mez, e mais, sem haver noticias de Portugal.

( neste ano o mordomo do hospital de Ponta Delgada, Dr. Joaquim Leite da Gama, mandou vir de Portugal caixas com sanguessugas o que provocou alterações nas existentes. A Hirudo Chavesi – é uma espécie muito affim de Haemopsis sanguissuga, tão affim que mesmo um zoologo pode confundi-la com esta ultima especie.)

(fala também de morcegos, introduzido nos Açores por flamengos. A comadrinha, que é considerada por Oldfield Thomas como espécie açoreana. No começo do séc. XIX o Visconde da Praia introduziu a rã, que devido ao meio mudou de cor e sofreu tb alterações a nível do sistema respiratório. A lagartixa terá sido introduzida em 1860 por uns soldados de Elvas.

Relata em seguida um episódio que ocorreu pela visita de uma emmbarção, de propriedade do dr. Herrings que foi visitar o museu e manuseou uma seta envenenada com curare. Este veneno é utilizado pelos indios americanos e constitui um remédio na cura da raiva. (ainda não se sabe qual o micróbio que a produz). Este caso vem ilustrar o problema da introdução de casos de doenças epidémicas nas ilhas.)

 


[1] O autor d’esta conferencia ao proferi-la omittiu algumas das citações agora publicadas, a indicação da maior parte dos nomes scientificos dos animaes a que alludiu, etc., o que fez para aligeirar a conferencia, sem com isto a alterar na essencia.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Introducção de algumas especies zoologicas na ilha de S.Miguel depois da sua descoberta " in Diário dos Açores de 18 de Janeiro de 1909, nº. 5282, p. 1 (col. 1-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2864.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza

Congresso
Popularização da Ciência
Educação Cientifica
Palavras Chave


Notícia