Texto da entrada (ID.2872)
Sir Oliver Lodge parece ter encontrado um meio de combater o nevoeiro.
Produz-se nos ares uma corrente electrica com mastros sobrepujados de discos de metal, ao contacto d’essa corrente o nevoeiro condensado cahe no sólo em neve negra.
Sir Oliver Lodge fez experiencias em pequena escala no seu laboratorio, as quaes deram bom exito. Em Liverpool renovou as experiencias mais largamente e verificou que em torno de cada mastro a atmosphera se aclara n’um raio de dez metros.
Vai ser tentada agora uma prova decisiva em Londres, no canal de Grosvenor, entre o Tamisa e a estação de Victoria. Se produzir o effeito que se espera, o methodo de sir Oliver Modge não só contribuirá para tornar mais agradavel a vida dos habitantes de Londres, mas augmentará a segurança dos viajantes.
Nada mais simples que dispôr ao longo dos caminhos de ferro um systema de mastros electricos que, dissipando o nevoeiro, permittirão aos machinistas aperceber com todo o tempo os signaes.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Guerra ao nevoeiro"
in Diário dos Açores
de 27 de Janeiro de 1909, nº. 5290, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2872.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia