Texto da entrada (ID.2879)
O fabrico da cerveja
Maltagem
Em artigos anteriores («Noticias Agricola» de 25 de junho e 9 de julho) referimo-nos ás duas principais matérias primas empregadas no fabrico da cerveja, tentando mostrar como elas podem constituir elementos importantes para o aumento da nossa riqueza agricola. É a cevada a principal base para o fabrico da cerveja, mas outros cereais podem tambem entrar no seu fabrico, tais como o milho e o arroz. (…).
A transformação da cevada em cerveja, sendo semelhante á transformação do mosto da uva em vinho, pela acção de certos fermentos, diverge destas porque, existindo na uva já formado o açucar que se deve transformar em alcool, na cevada é mister fazer aparecer préviamente este açucar, para que possa depois dar-se a fermentação alcoolica.
É justamente a operação que tem isto por fim, que constitui a primeira operação para o fabrico da cerveja, e que se chama «maltagem».
A maltagem é, em resumo, a germinação incompleta do grão de cevada, com o fim de transformar o amido em substancias soluveis e sacaraficaveis.
Se bem que o fabrico da cerveja seja já antigo entre nós, o do malte tem-se mantido até agora em um estado verdadeiramente rudimentar, de modo que o país se tem mostrado quasi totalmente deficitario do estrangeiro deste produto. Aperfeiçoando-se e desenvolvendo-se cada vez mais o fabrico da cerveja entre nós, a quantidade de malte consumido já é suficientemente importante para servir de base á nova industria da «maltagem». A fabrica de cerveja «Portugalia» tem já uma importante instalação com este fim, com uma capacidade produtora suficiente para abastecer-se a si e a outras fabricas, e possivelmente mesmo para exportar. (…).
Nas malterias modernas, como é a da Portugalia, usa-se um outro [sistema] diferente, dito «pneumatico», que, entre outras vantagens, tem o de não exigir grandes areas. O principio em que este sistema se funda é fazer cicular [sic] através dos grãos, correntes alternativas de ar humido ou seco, quente ou frio, conforme as necessidades do fabrico. O processo de tambores ou cilindros é o mais vantajoso, por ocupar menos espaço. Postos em geral em séries maiores ou menores, conforme a importancia do fabrico, os tambores estão em continuo movimento de rotação, de modo a tornar homogenia [sic] a acção do ar humido, aquecido ou não, conforme as necessidades, que é injectado para o interior dos cilindros. (…).
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O fabrico da cerveja"
in Diário de Notícias
de 24 de Agosto de 1925, nº. 21407. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2879.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Vida Urbana
Palavras Chave
Notícia