Texto da entrada (ID.2913)
É um producto obtido pela hulha e o qual constitue uma questão que ha dois annos suscita, na Inglaterra, um movimento em que é difficil ainda precisar qual seja a parte do reclamo financeiro e a do verdadeiro interesse industrial ou scientifico.
O problema que a coalite pretende resolver é, em todo o caso interessantissimo, sobretudo para os inglezes, mas tambem secundariamente para os outros paizes europeus. Trata-se de supprimir o fumo dos combustiveis por um tratamento prévio, obtendo um combustivel, para a calefacção domestica, de que se tenha já extrahido o gaz e que possa vender-se mais caro do que a hulha. A coalite é um meio-coke obtido pella distillação da hulha a baixa temperatura e encerrando ainda 12% de materias volateis, a qual, diz-se, accende-se facilmente, arde com chama e não produz fumo. Póde-se empregar de preferencia ao coke do gaz, que não é acceite na Inglaterra para os usos domesticos. Varias companhias de gaz entraram já n’essa via, vendendo productos analogos á coalite sob nomes differentes. Ha a accrescentar que os oleos resultantes da distillação para a fabricação do producto, dão um novo combustivel para os motores de essencia, a colianam e o residuo uma pintura superior, a carbonite.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - A coalite"
in Diário dos Açores
de 13 de Março de 1909, nº. 5325, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2913.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Sistema de Transporte
Outros
Palavras Chave
Notícia