Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.2916)

No seu interessante livrinho Maneira de ter uma casa saudavel e n’um capitulo dedicado à limpeza e lavagem, - assumptos tão somente hygienicos, mas tambem scientificos” – mostra-nos o dr. Wilson o grande papel na obra civilisadora dos nossos tempos do sabão e lembra-nos os serviços relevantes que elle nos presta.

(...)

O sabão tem sido denominado “o nosso grande civilisador”. (...) O sabão representa o resultado da acção de certos alcalis, principalmente soda ou potassa sobre gorduras. Combinando o alcali e a gordura é certo que obtemos tambem glycerina.

Para fazer sabão, se posso descrever brevemente o processo, vemos os fabricantes de sabão dissolver carbonato de soda em agua, e fervel-o com cal viva; forma-se a cal que precipita, emquanto a chamada “lixivia” fica ao de cima. Esta lixivia é chimicamente hydrato de sodio. Ferve-se então a gordura com a lixivia em estado fraco, forma-se o sabão, ficando a mistura mais forte, de sorte que a seu tempo toda a gordura se converte em sabão. Separa-se então o sabão (addicionando-lhe sal commum) da glycerina que se produziu, e deita-se em formas. A gordura ou cebo assim tratada dá “sabão branco”, o “sabão amarello” faz-se juntando resina á mistura do sabão e é lixivia.

(...)

p. 2 Ainda outro ponto de vista da acção do sabão foi observado pelo professor Jevons. Elle notou que se dava um rapido movimento de particulas quando o barro se dissolvia em agua, e que, quando o sabão era addicionado à mistura, accelerava materialmente o movimento das particulas. D’aqui proveiu a sua idéa de que esta acção rodopiante do sabão na agua produzia sobre a pelle um effeito de um caracter muito distincto, tirando as particulas de immundice logo que a soda as tinha solto.

(seguem-se outros exemplos de sabão e sua composição)


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O sabão e a hygiene - A lavagem e a limpeza – o que é e para que serve o sabão – Fala um médico distincto" in Diário dos Açores de 16 de Março de 1909, nº. 5327, p. 1-2 (col. 6-1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2916.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Palavras Chave


Notícia