Texto da entrada (ID.2919)
Uma commissão formada pela Royal Meteorological Society d’Angleterre publicou o resultado de interessantes experiencias organisadas de 27 de julho a 1 de agosto ultimos.
Dos 40 balões movidos de apparelhos registradores que foram lançados durante esse periodo em differentes pontos das Ilhas Britanicas, apenas 16 foram reencontrados desde então. A altitude média que attingiram foi de 16.411 metros, sendo a altitude maxima da 23010 metros.
Os records registrados pelos meteorographos mostram que as altas regiões aereas são sujeitas a fluctuações de temperatura bastante rapidas. Todos os balões, excepto um, penetraram na zona isothermal, cuja espessura varia, entre oito e doze kilometros.
Os records indicam que a temperatura cessa de diminuir a partir de um certo ponto e até augmenta a uma altitude mais elevada. Este augmento foi nitidamente registrado até nos balões que attingiram a sua elevação depois do pôr do sol e que, consequentemente, já não estavam expostos á radiação solar.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - As altas regiões atmosphericas"
in Diário dos Açores
de 20 de Março de 1909, nº. 5330, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2919.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia