Texto da entrada (ID.2958)
N’estes ultimos annos tem-se feito grande numero de trabalhos sobre a reproducção experimental da arteriosclerose; mas como as experiencias teem sido feitas em coelhos, recusam-se alguns estudiosos em considerar os resultados das experiencias como applicaveis á pathologia humana.
M. Boveri, que sobre este assumpto publicou já numerosas memorias, acaba de fazer estas experiencias em macacos, injectando-lhes doses crescentes de adrenalina.
N’um d’elles, morto no fim de quatro dias, constatou que na parte inferior da aorta, sobre a superficie interna d’esta arteria, a presença de duas coajulações (C. R. Soc. Biologie, 18 de dezembro de 1908).
O exame histologico d’estas lesões mostrou que as alterações observadas implicavam a tunica interna e a unica media de aorta cuja estructura no macaco reproduz exactamente a da aorta humana, além d’isto estas lesões apresentam as mesmas particularidades anatomicas que se está habituado a encontrar na asterioclerose humana.
Referência bibliográfica
Iman - "Revista Scientifica - Diversas noticias - (de “La Nature”) – Pathologia experimental – Asteriosclerose [sic] experimental no macaco "
in Diário dos Açores
de 30 de Abril de 1909, nº. 5361, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=2958.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia