Texto da entrada (ID.3008)
(transcrição do jornal o Dia)
Segundo o illustre Flammarion, que é homem assaz entendido no assumpto, o augmento da radiação solar póde provocar uma diminuição de temperatura no nosso clima, por fundir mais rapidamente os gelos polares, desprendendo grandes avalanches, que caindo no atlantico, abaixam a temperatura até ás proximidades do Gulf Stream, modificando as correntes maritimas e aereas e produzindo ventos d’Oeste, frescos, acompanhados muitas vezes de nevoeiros e chuvas.
É isto que realmente acaba de dar-se. Noticias do estrangeiro dizem que dos polos se teem desprendido enormes massas de gelo caindo no mar blócos formidaveis, do tamanho de montanhas.
O commandante do vapor “Madura” communicou que esteve em grave perigo por causa d’uma avalanche que o surprehendeu em certa altura da viagem, avalanche que não teria menos de 500 metros de altura por outros tantos de comprido.
Em 1906 produziram-se phenomenos analogos. Em seguida a uns calores insuportaveis, principiaram a soprar ventos asperos, que cortavam. A causa proveiu das grandes massas de gelo que se desprenderam, como agora succedeu. Assim o arrefecimento brusco que sentimos foi produzido por um grande excesso de calor.
Na natureza tudo se explica satisfatoriamente.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O calor do sol é que... faz baixar a temperatura"
in Diário dos Açores
de 2 de Julho de 1909, nº. 5408, p. 2 (col. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3008.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Ciênias da Terra
Outros
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia