Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3030)

A Inglaterra está a ponto de resolver praticamente um engenhosissimo problema que ha algum tempo um allemão, o barão Elgberg von Lepel, apresentára em theoria.

Trata-se de um apparelho graças ao qual póde ouvir-se musica utilisando-se para isso o telegrapho sem fios a grandes distancias. As experiencias realisaram-se a muitas milhas. Na estação onde se encontrava o apparelho receptor ouvia-se claramente a musica transmittida, ainda que a atmosphera estivesse agitada.

No aniversario de Eduardo VII o curioso invento transmittirá o hymno nacional inglez a todos os navios de guerra que disponham de apparelhos proprios.

Para a transmissão das ondas musicaes apenas é necessaria uma leve mudança nas correntes electricas. O telegraphista colloca-se em frente de um piano, cujas teclas estarão ligadas electricamente ao apparelho transmissor e, emquanto o pianista ferir as notas, as vibrações musicaes durarão ininterrruptamente.


Referência bibliográfica

Syll - "Impressões e notas - A musica e a telegraphia sem fios" in Diário dos Açores de 23 de Julho de 1909, nº. 5426, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3030.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Popularização da Ciência
Educação Cientifica
Palavras Chave


Notícia