Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3034)

O novo aerostato que acaba de ser inventado pelo engenheiro allemão, M. A. Roessler, em Augsbourg, póde ser considerado como intermediario entre o “mais pesado do que o ar” e os balões dirigiveis.

Em vez de um balão unico, este aerostato comporta tres compartimentos de gaz, independentes, atravessados por um eixo ôco de aluminio que vae adelgaçando para as pontas. Este eixo desempenha tres papeis, serve de eixo de rotação dos helices dos aerostatos que, ao contrario do que se fazia nas anteriores construcções, estão dispostos entre os compartimentos do balão, por outro lado serve de supporte central a um systema de espeques que dão ao balão grande resistencia a toda a especie de deformações, e emfim, como está cheio de gaz hydrogenio comprimido, esse eixo oco dá uma maior ascenção e por consequencia o poder levar mais peso.

Os dois helices dispostos, como acabamos de indicar, nos intevallos que separam os compartimentos do balão, são de dimensões bem maiores de que as feitas até aqui.

Cada helice tem o seu proprio piloto que dirige um motor de cerca de 60 a 70 cavallos, sendo a força transmittida por meiode cadeia, com uma velocidade de 60 rotações por minuto.

Alem d’isso, os helices são de dimensões sufficientes para ultrapassar consideravelmente a peripheria do balão. A sua forma pode ser escolhida á vontade, porque, sendo as rotações muito rapidas e oppostas, permittem manter indefinidamente a direcção que lhe imprime um leme lateral, pelas forças centrifugas tambem oppostas que produzem, ao mesmo tempo que dão uma maior estabilidade ao aerostato.

Em razão d’esta disposição especial, o novo aerostato possue, mesmo durante os ventos mais violentos, uma segurança quasi absoluta.

Uma vantagem especial da disposição central dos helices, consistem em que a sua rotação, alem do fio principal, tem por effeito aspirar o ar em frente do balão, projectando-o para traz de maneira que se produz em frente do aerostato um espaço rarefeito, no qual o corpo do balão pode evolucionar rapida e facilmente, sem que experimente resistencia alguma violenta por parte do ar.

Como só 1/10 do peso do balão estão compensados pelo impulso do gaz, o aerostato repousa, quando os helices estão parados.

Este novo systema de aerostato constitue pois um intermediario entre os balões e o “mais pesado do que o ar”.


Referência bibliográfica

Iman - "Revista scientifica - Notas e actualidades - Aerostação - Novo typo de aerostato " in Diário dos Açores de 31 de Julho de 1909, nº. 5433, p. 1 (col. 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3034.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Sistema de Transporte

Popularização da Ciência
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Palavras Chave


Notícia