Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3036)

Sabe-se que a crosta terrestre longe de ser estavel, está em continuo movimento. Afora os tremores de terra, a crosta soffre oscillações que parecem, pelo menos, de duas qualidades.

Temos em primeiro lugar as oscillações diarias e regulares, verdadeiras marés de terreno. Umas são devidas á radiação solar, isto é, ao aquecimento que o sol dá ás camadas de terreno, dilatando-as; são precisamente superficiaes e attenuam-se rapidamente n’uma profundidade relativamente pequena.

Em Potsdam, no fundo d’um poço de 25 metros, em terreno arenoso, o phenomeno fica já reduzido a um septimo da sua amplitude á superficie.

As outras oscillações são devidas á attracção luni-solar. A sua medida é muito delicada porque ficam dissimuladas pelas oscillações servidas á radiação solar, cujo effeito é, à superficie, 50 vezes maior.

Experiencias feitas por Hecker no Instituto geodesico de Berlim, permittiram, comtudo, pol-as em evidencia. Os resultados  mostraram que o globo terrestre obedece á attracção lunir-solar, da mesma forma que se comportaria uma esphera de aço do mesmo diametro.

Este valor da rapidez da terra permitte avaliar as marés da crosta terrestre n’uma amplitude de 0,25m a 0,20. É necessario notar, alem d’isto, que a rigidez da crosta não parece ser a mesma no sentido Este-oeste que no sentido Norte-oeste. Precisa-se, segundo M. Lallemand ver confirmada a theoria tetrardrica do globo.

Por outro lado, existem deformações permanentes da crosta. Umas geralmente rapidas, bruscas e pouco importantes, estão em relação com os tremores de terra, como o demonstrou particularmente, o estudo do tremor de terra de S. Francisco (ver Revista Scientifica de 24 de abril de 1909) e outras ainda, extremamente lentas são pouco conhecidas, parecendo, comtudo, fóra de duvida, a sua existencia (ver Revista Scientifica de 15 de marçoo de 1908)


Referência bibliográfica

Iman - "Revista scientifica - Notas e actualidades - Geologia - Os movimentos e deformações da crosta terrestre" in Diário dos Açores de 31 de Julho de 1909, nº. 5433, p. 1 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3036.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciênias da Terra

Popularização da Ciência
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Palavras Chave


Notícia