Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3095)

Que todos os relogios de uma grande cidade andem por meio das ondas electricas e marquem as horas de um modo uniforme, é a ultima maravilha da sciencia de Marconi, e quem a realisou foi um inventor de Vienna chamado Franz Morawetz.

Cada relogio objectivo permanece isolado cincoenta e nove segundos em cada minuto, e entretanto é insensivel a toda a emissão de correntes electricas, mas ao chegar ao 60 segundo o apparelho receptor até então inactivo, põe-se automaticamente em circuito com o transmissor.

Se, por qualquer interrupção, a onda não chega ao relogio objectivo no momento proprio, o prejuizo não é grande no que respeita á hora, tudo se resume n’um pequeno atraso, sempre que nos minutos anteriores tenha estado em communicação como o relogio central.

Em qualquer caso, póde por-se em unisono com os demais relogios na proxima transmissão das ondas.

No Instituto Electrotechnico de Vienna, foi o systema adoptado para os relogios da capital austriaca. Este teem mechanismo egual ao dos relogios ordinarios, mas estão providos de um pequeno apparelho, de pouco preço, que recebe as ondas electricas. O apparelho central ou regulador é um relogio electrico de mercurio, que nos momentos proprios descarrega no transmissor ou antenna a energia electrica accumulada n’uma bateria de cem pilhas.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Os relogios e a telegraphia sem fios" in Diário dos Açores de 6 de Outubro de 1909, nº. 5490, p. 2 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3095.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Vida Urbana
Outros

Palavras Chave


Notícia