Texto da entrada (ID.3119)
Cioso do exito obtido pelo tenente Shackleton, que esteve sob as suas ordens durante a famosa expedição do “Discovery” (1901-1904), o capitão Robert Falcon Scott, da marinha ingleza, prepara activamente uma nova expedição ao pólo sul.
Sobre a composição do pessoal guarda-se segredo, bem como sobre a época da partida; mas sabe-se de boa fonte que as despezas previstas estão cobertas por uma subvenção do Estado, á qual ha a acrecentar a coadjuvação de algumas corporações scientificas e subscripções particulares.
Convem recordar que a expedição Scott augmentou muito os conhecimentos das terras antarcticas e que avançou mais perto do pólo que todas as expedições. O tenente Shackelton, que fazia parte d’essa expedição, abandonou-a no primeiro anno, por causa da doença.
O “Discovery” ficou preso nos gêlos e receou-se uma catastrophe. Duas expedições de socorro, organisadas por subscrição publica que produziu mais de 100 contos, reconduziu os exploradores a Inglaterra, onde foram objecto de uma recepção triumphal.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Nova expedição antarctica"
in Diário dos Açores
de 23 de Outubro de 1909, nº. 5505, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3119.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Palavras Chave
Notícia