Texto da entrada (ID.3132)
Sabe-se que mr. Moissan, submettendo a pressões excessivamente elevadas o carbone aquecido ao forno electrico, conseguiu produzir particulas identicas pelas suas propriedades physicas e chimicas, ao diamante natural.
Por outro lado não lhe foi possivel reduzir o carbone ao estado liquido, fazendo a passagem para o estado gazoso sem phase intermediaria, isto é, immediatamente.
Ora um physico italiano, La Rosa, professor na universidade de Palermo, acaba de utilisar a temperatura excepcionalmente elevada dos chamados arcos musicaes (arcos voltaicos) para demonstrar que o carbone é perfeitamente susceptivel de tomar o estado liquido. As particulas de graphite depositadas nos electrodos d’este arco, não podem ser devidas (por motivos que seria muito longo expor) á sublimação, sem fusão intermediaria do carbone.
Inspirando-se n’este resultado tão interessante, La Rosa, tentou a conversão do carbone em diamante. Podia-se, com effeito, esperar que as particulas fundidas tomassem, pelo resfriamento, a forma crystalina do elemento, com tanto que se abaixasse sufficientemente a temperatura para prevenir a forração da graphite.
N’este intuito, La Rosa substituiu o arco musical por uma faixa electrica condensada e muito poderosa. N’este caso, as incrustações obtidas sobre os electrodos apresentam, na realidade, um caracter nitidamente crystalino. Taes incrustações radiam com os rubis e o conjuncto das suas propriedades physicas e chimicas corresponde perfeitamente ao diamante.
Comtudo, a este proposito levanta-se uma difficuldade. É que o carborodio, substancia d’uma grande dureza, e formada pela combinação do carbone com a silica, possue propriedade exclusivamente semelhante ás do diamante, e, antes de affirmar definitivamente que se trata de pequenos diamantes artificialmente produzidos. É necessario submettel-os á prova da anlayse chimica.
Seja como fôr, é já muitissimo provavel que as particulas preparadas pelo sabio italiano, sejam de facto pequenos diamantes.
Referência bibliográfica
Iman - "Revista scientifica - Notas e actualidades - Da “Revue Scientifique” - Electrochimica - A producção artificial dos diamantes "
in Diário dos Açores
de 8 de Novembro de 1909, nº. 5517, p. 1 (col. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3132.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Educação Cientifica
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia