Texto da entrada (ID.3165)
Por iniciativa do governo inglez deve ter-se realisado no dia 15 em Londres, a abertura de uma conferencia internacional para fixar as disposições communs a tomar para a elaboração de uma carta geral do globo, na escala de um milimetro por kilometro.
Segundo o anteprojecto apresentado no congresso geographico internacional de Genebra, em 1908, essa carta será dividida em folhas, cada uma das quaes abrangerá 6 graus em longitude e 4 graus em latitude. As longitudes são contadas a partir do meridiano de Greenwich. Cada folha terá uma escala em kilometros e, facultativamente, uma escala em milhas. As alturas e profundezas serão dadas em metros e, facultativamente, repetidas em pés. As curvas do nivel, traçadas em escuro, serão a equidistancia de 200 metros. Devem ser marcadas as vias de comunicação. Enfim, os nomes serão impressos em caracteres latinos, pelo menos na edição internacional.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - A carta do mundo"
in Diário dos Açores
de 3 de Dezembro de 1909, nº. 5539, p. 1 (col. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3165.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia