Texto da entrada (ID.3167)
O professor Ruhmer, de Berlim, conhecidissimo pelos seus notaveis trabalhos sobre telegraphia e telephonia sem fios, acaba de construir um apparelho de experiencia para demonstrar que encontrou a solução do problema da visão à distancia.
Compõe-se esse apparelho de uma pantalha dividida em 15 secções por detraz de cada uma das quaes se encontra uma pequena pilha electrica de selenium muito sensivel e cuja parte de inercia pôde ser eliminada graças a um novo processo descoberto pelo proprio inventor. A sua extrema sensibilidade faz reaccionar o selenium á menor variação que soffre a luz que n’ella dá.
Para a transmissão da imagem, basta reproduzil-a por meio de um projector sobre a pantalha da estação de sahida; na estação de chegada da pantalha analoga comprehendendo igual numero de secções e cada uma d’ellas em relação correspondente ás secções da outra.
As variações da luz da pantalha transmissora, reproduzindo fielmente os jogos de claro escuro da imagem que se transmitte, transformam-se através dos fios conductores em variações electricas, que na pantalha da estação de chegada se convertem em variações luminosas correspondentes.
Assim a imagem projectada na pantalha da estação de partida, torna-se quasi instantaneamente visivel no outro extremo da linha sobre a pantalha receptora, porque a transmissão effectua-se em menos de um quinto de segundo, o que torna possivel a reproducção das imagens vivas ou em movimento.
No apparelho televisionista as pantalhas transmissora e receptora conterão cada uma 10000 secções identicas, provida cada uma d’ellas da sua pilha de selenium e do seu galvanometro de espelho.
O apparelho será de uma extrema precisão e o seu custo não importará em menos de seis milhões de francos, e constituirá, ao que parece, o mais notavel que se poderá vêr na exposição de Bruxellas do anno proximo-
Vem a proposito dizer que para a solução do problema da visão a longa distancia emprehendeu o finado conde de Campo Bello importantes estudos, cujos resultados finaes a sua morte não deixou concluir.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - A visão a distancia"
in Diário dos Açores
de 4 de Dezembro de 1909, nº. 5540, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3167.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Medicina
Outros
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia