Texto da entrada (ID.3172)
Existe na Turquia e provavelmente na Italia meridional, uma infecção especial que acaba de ser objecto de interessantes estudos por parte de M. G. Nicolle, director do instituto Pasteur de Tunis (Annales de l’Institut Pasteur).
Esta doença de que já se recolheram 12 observações, ataca unicamente os infantes, e manifesta-se geralmente no decorrer do 2º anno, podendo ser observada mais cedo (aos 8 e mesmo 5 mezes de edade) e raramente attinge as creanças de mais edade.
Todas as raças que habitam a Tunisia, europeus ou indigenas, parecem egualmente sensiveis á infecção de que se trata.
Insidiosa no seu inicio, tornando o seu diagnostico bastante delicado, faz-se notar no seu completo desenvolvimento, por um conjuncto de symptomas muito caracteristicos: extrema pallidez, emmagrecimento, hypertrophia consideravel do baço, menor hypertrophia do figado, temperatura extremamente irregular, acceleração grande do pulso e turvação digestiva.
A duração da doença é muito longa, terminando quasi sempre pela morte. No entretanto ha todas as razões para acreditar na possibilidade da sua cura.
O diagnostico, difficil no principio, póde ser feito com alguma certeza, buscando o parasita. Este é um protozoario do genero Leishmania morphologicamente visinho do parasita que origina na India o “Kala Azar”. Propoz o sr. Nicolle que a este novo parasita se desse o nome de Leishmania infantum.
A doença distingue-se unicamente do “Kala-Azar” das Indias inglezas, cujo agente pathogenico é o Leishmania Donovani, pela edade das doenças. Com effeito esta affecção nas Indias, tanto ataca o adulto como a creança. Para indicar ao mesmo tempo esta analogia e esta differença, deu o auctor á doença tunizina o nome de “Kala-Azar infantil”.
O protozoario especifico foi cultivado por M. Nicolle: é um infuzorio uniflagellado do typo Herpatomonas. Foi inoculado no cão e no macaco, aos quaes dá uma affecção experimental. Os outros animaes parecem refractarios.
Enfim, o auctor constatou um facto importante: o “kala-Azar infantil” é uma infecção benigna e originaria do cão, transmissivel ás creanças.
Referência bibliográfica
Iman - "Revista scientifica - O “kala Azar” infantil"
in Diário dos Açores
de 10 de Dezembro de 1909, nº. 5544, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3172.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia