Texto da entrada (ID.3175)
Nos “Annales de Géographie” mr. Zimmermann, eminente professor de geographia da Faculdade de Lyon, depois de haver minuciosamente analysado e comparado as narrações do dr. Cook e do commodoro Peary, acceita a do dr. Cook como perfeitamente exacta.
Apesar da violencia dos ataques de Peary contra Cook, diz, é elle mesmo quem pela sua propria narração, forneceu os melhores argumentos em favor da veracidade do rival.
Ha absoluta concordancia entre um e outro a respeito dos gêlos, da temperatura e dos tempos de marcha. A unica inverosimilhança que parecia obscurecer a narração de Cook, a rapidez da marcha, desvanece-se, porque Peary marchou ainda mais depressa do que elle.
É, pois, quasi certo que o pólo norte foi conquistado simultaneamente, ou antes sucessivamente por Cook e Peary. O primeiro teve a honra de calcar primeiramente os gêlos virgens do pólo; mas o outro teve o merito de estabelecer a technica pela qual essa formidavel exploração podia realisar-se: depositos de carne, emprego de esquimós, construcção de abrigos de neve, etc. A parte de cada um é bella.
Fica-se, no emtanto, surprehendido, accrescenta mr. Zimmermann, dos poucos conhecimentos geographicos novos, trazidos por esse duplo e magnifico esforço. É que um homem tinha já virtualmente descoberto o pólo norte e assignalado a quasi impossibilidade de ahi encontrar outra coisa que não o mar gelado, Fridtjof Nansen.”
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - A controversia polar"
in Diário dos Açores
de 14 de Dezembro de 1909, nº. 5547, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3175.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Palavras Chave
Notícia