Texto da entrada (ID.3186)
O “Royal Magazine” publicou a analyse feita por um sabio, segundo a qual o homem é constituido pelos mesmos elementos que compõem o ovo da gallinha e que mil ovos, no seu entender, equivalem muito exactamente a um homem de estatura média.
Cada um de nós tem sufficiente oxygenio, hydrogenio e acido carbonico para encher um balão, que seria de molde a elevar-nos no ar, ou chegaria para illuminar durante uma noite inteira uma rua de 500 metros, porque o mais obscuro de todos nós, sem o suspeitar, póde produzir o gaz da illuminação sufficiente para isso.
Com o carbone contido no nosso corpo e reduzido a graphite, fabricam-se 65 grosas ou 780 duzias de crayons; e com o ferro de que se colora o nosso sangue, forjar-se-hiam sete cravos de ferraduras.
Contemos mais 600 grammas de phosphoro, quantidade bastante para impregar 820000 palitos ou envenenar 500 homens, e seis kilos de materias gordas de que se fariam umas 60 velas.
Enfim o sal de cosinha que nos dá o juizo, encheria 20 colheres de café.
Em vista d’isto, preciso é confessar que o homem vale muito mais do que aquillo que se imaginava.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - O que o homem é"
in Diário dos Açores
de 28 de Dezembro de 1909, nº. 5558, p. 1 (col. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3186.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia