Texto da entrada (ID.3190)
As pessoas que possuem um barometro de mercurio, e o consultam para saberem as mudanças do tempo, limitam geralmente as suas observações a ver se o mercurio sóbe ou desce no tubo de vidro. Se o mercurio sobe, concluem d’ahi que fará bom tempo, se pelo contrario desce, contam com o tempo mau.
Ha comtudo outros phenomenos que o barometro indica, e sem curarmos agora das causas que os produzem offereceremos aos nossos leitores as principaes e menos enganadoras d’estas indicações que podem ser uteis para muitos usos domesticos, e para dirigirem os agricultores em certos trabalhos.
Quando o cimo da columna do mercurio é convexo, isto é, tem a sua curvatura dirigida para o alto do tubo, é porque se prepara a subir, e então deve-se esperar bom tempo; se pelo contrario é concavo, é porque o mercurio se dispõe a descer, e é então de recear tempo mau.
Quando ao mesmo tempo ha dois ventos, um parte da Terra e outra na região superior da atmosphera; se o vento mais baixo é norte, e o mais elevado sul, não choverá, posto que o barometro possa estar muito baixo; mas se o vento mais elevado á norte, e o mais baixo sul, poderá chover, embora o barometro esteja muito alto.
Quando o mercurio sóbe um pouco depois de se ter conservado algum tempo sem movimento, deve-se esperar bom tempo; mas se elle descer, é signal de chuva ou vento.
Em um tempo muito quente, a baixa do mercurio annuncia trovoada, e se descer muito e com rapidez deve se temer uma grande tempestade.
Quando o mercurio sóbe, no inverno, é signal de geada; se depois torna a descer pode-se esperar o fim da geada, mas se durante esta elle continuar a subir, é seguro ha haverá neve.
Por pouco que o mercurio suba ou continue a subir, durante ou logo depois de uma tempestade ou de uma chuva longa e abundante, é signal de que ha de seguir-se calma ou bom tempo.
Toda a variação repentina, rapida, consideravel, indica uma mudança de curta duração; pelo contrario, a variação lenta e continua assegura a duração da mudança que annuncia.
Se o barometro e o thermometro abaixarem sensivelmente ambos ao mesmo tempo é um signal de grande chuva, mais certo que se o barometro descesse só.
Se, pelo contrario, o barometro e o thermometro subirem ambos, é annuncio quase infallivel de tempo secco e sereno.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O barometro"
in Diário dos Açores
de 30 de Dezembro de 1909, nº. 5560, p. 1 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3190.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia