Texto da entrada (ID.3229)
“O major R. Ross e os outros membros da expedição que foi á costa occidental d’Africa investigar as causas da propagação da febre palustre, acabam de regressar a Plymonth. Aquelle declarou que a expedição proseguiu nos seus estudos durante seis mezes e que os seus trabalhos foram coroados de bom resultado.
As autoridades da Serra Leoa resolveram sob sua opinião, recorrer a todos os meios para exterminar os mosquitos, considerados como propagadores da malaria. A commissão informa que os brancos residentes na Africa central não ligam a necessaria importancia ao modo de construcção das habitações, e que sobre este ponto de vista acham-se em condições hygienicas muito menos favoraveis que os colonos das Indias, onde as habitações se construem segundo planos uniformes apropriados ao clima tropical.
O dr. [..................] entender-se com as auctoridades medicas ácerca de medidas a tomar para exterminar em torno das cidades os mosquitos que disseminam a malaria.
M. Austin, um outro membro da missão, foi atacado de febre palustre: adquiriu-a durante uma noite, por se haver descuidado em precaver-se contra os mosquitos.
O major Ross, que pertence ao serviço medico das Indias, foi contratado pelo praso de 5 annos, para continuar as investigações relativas á origem da malaria.”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "[expedição que foi á costa occidental d’Africa investigar as causas da propagação da febre palustre]"
in Diário dos Açores
de 2 de Janeiro de 1900, nº. 2628. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3229.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia