Texto da entrada (ID.3244)
“N’um recente discurso, o duque Alberto de Mecklemburg annunciou que ia ser organisada uma expedição commercial allemã que se dirigia para Garon, no caminho do Niger, afim de ahi se estabelecer uma estação d’onde possam irradiar eventualmente outras missões geographicas, scientificas e comerciaes.
Ora, na região do Niger, diz a «Patrie», só existe uma localidade com aqelle nome. Está situada sobre as margens do proprio rio e faz parte do Sudão francez. Sendo assim, parece-nos que não pode ser objectivo d’um plano de occupação por parte dos allemães. Provavelmente do que se trata é do oasis de Garon, situado ao sul da Tripolitana e a oeste dos sultanatos de Tibesti e Bosme.
N’este presuposto, os allemães poderão emprehender em direcção ao lago Tchad uma marcha parallela á da colonia franceza de Foureau-Lamy.
O oasis Garon é dependente da Sublime Porta – mas as boas relações entre a Allemanha e a Turquia tornam admissivel a occupação allemã, que a recente missão turca n’essas regiões poderia perfeitamente facilitar.”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A expansão colonial allemã"
in Diário dos Açores
de 11 de Janeiro de 1900, nº. 2635. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3244.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia