Texto da entrada (ID.3270)
“ Villa Franca acaba de dar um passo gigantesco na santa lei do progresso; qual estrella, surgiu aureolada de incandescente luz electrica, que distendendo os seus raios por sobre os villa-franquenses – os enebria.
E em todos nós, habitantes d’esta pitoresca villa, ha um prazer, um regosijo, uma ufania, por assim dizer, por que somos os primeiros povos d’estas plagas açoreanas, que os ceos ostentam de brilhante alvura, que gosam tão grande melhoramento.
- O dia 18 de março de 1900 ficará marcado como de gala para os villa-franquenses; pois foi n’esse dia que se inaugurou a incomparavel luz electrica. Massas de povo que se acotovellavam; musicas a tocar hymnos de gala por defronte do edificio municipal e ruas, innumeras girandolas a atroar os ares; galhardetes a desfraldar, e finalmente uma satisfação e curiosidade geral, tudo tornou o acto da inauguração – imponente.
Ao apparecer a luz todos ficaram assombrados. Tal é a sua belleza.
- Na sala do municipio e pela illustre camara municipal foi mandada exarar acta que se assignou conjunctamente com diversos cavalheiros villa-franquenses e forasteiros, taes como os illustres cavalheiros: Francisco Maria Supico, Pereira de Lacerda e Augusto Loureiro, que muito honraram aquella acta com a sua assignatura.
Cabem pois muitos louvores ao ex.mo sr. dr. Antonio da Silva Cabral e ao engenheiro José Cordeiro pela pericia e distincção com que installou a luz ellectrica n’esta villa.
Villa Franca é já uma terra distincta e muito a aguarda, de emprehendimentos no futuro.
T. “
Referência bibliográfica
T. - "Villa franca, 21 de março de 1900"
in Diário dos Açores
de 23 de Março de 1900, nº. 2692. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3270.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Vida Urbana
Palavras Chave
Notícia