Texto da entrada (ID.3271)
“(...) desejamos demonstrar n’este logar o nosso regosijo pelo estabelecimento da illuminação electrica em S. Miguel, do que já este jornal deu conta aos seus leitores.
Foi no dia 18 do corrente que ella teve a sua inauguração nos Açores.
E foi Villa Franca do Campo que gosou a primazia d’este progresso. Felicitamol-a jubilosamente.
Mas feleicitando aquelle povo, damos egualmente os nossos parabens ao illustre engenheiro sr. José Cordeiro, e ao illustre presidente d’aquella camara. As sua vontades compreenderam-se e completaram-se associando-se.
Sabendo-se quanto o animo local é caracterisado por uma tendencia rotineira, por uma lentidão de movimentos, refractario por isso mesmo, na quasi totalidade dos casos, ao primeiro assomo de uma ideia nova, avalia-se precisamente o merito dos que conseguem levar a cabo essa idéia.
(...)
Esse facto, que vem aperfeiçoar a civilisação dos villa-franquenses, e que era um producto de muito saber, que era o exito ou remate brilhantissimo, em prova publica e definitiva, de demorados annos gastos em esforçadas conquistas da intelligencia e da mocidade, era também uma empresa de concepção grandiosa, porque era trazer alguma coisa de novo, alguma parcella do progresso e da civilisação de hoje para a nossa vida velha!
(...)
Essencialmente moderno o uso da luz electrica, não atingiu ainda o seu maior grau de perfeição, e por isso todas as cidades que a empregam, associam-na á illuminação a gaz. Se a luz electrica, pois, é um progresso, não se suponha que a luz do gaz é um atraso, como agora temos ouvido a respeito da illuminação de Ponta Delgada.
Era além d’isso um melhoramento inquestionável, como continua a sê-lo em relação á sua natureza, essa illuminação quando foi contractada e introduzida – contracto que durará ainda alguns annos.
Congratulamo-nos pois com os villa-franquenses por esse avançado passo do seu engrandecimento material, mas não commungamos as admirações dos que por aquelle motivo lastimam Ponta Delgada – bem que desejemos tambem ver a luz electrica n’esta cidade.”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Mais um progresso"
in Diário dos Açores
de 26 de Março de 1900, nº. 2694. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3271.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Vida Urbana
Palavras Chave
Notícia