Texto da entrada (ID.3280)
Transcrição de artigo do Diário de Notícias assinado por Alfredo Luíz Lopes. Para além de divulgar informação científica, nomeadamente da história do conhecimento da doença, o artigo inclui uma parte de carácter pedagógico, lembrando regras a adoptar pelos doentes (ar puro, descanso e alimento) para que a cura seja possível.
“(...) Não vae longe o tempo em que a afirmação de Fonssagrives era tida como dogmatica. A tisica – dizia aquelle grande medico, e com elle quasi todos os antigos – a tisica nem é curavel, nem nunca o será. E tal doutrina, aterrorisando os doentes e suas familias, e desalentando os clinicos, entregava os pobres tuberculosos á fatal marcha do seu mal, sem nunca deixar entrever um raio de animadora esperança.
Foi o immortal Jaccoud, quem com maior energia primeiro lançou a animadora asserção de que a tisica é curavel em todos os seus periodos. Antes, alguns clinicos a medo a tinham avançado, depois muitos outros a confirmaram com provas decisivas.
(...)
Os doentes, de olhos fitos na sorridente perspectiva, devem sujeitar-se completamente ás prescripções medicas, tratando-se a tempo e com as delongas e minucias, talvez fastidiosas da moderna therapeutica, tendo sempre na mente que o ar puro, o repouso absoluto e a alimentação abundante constituem os principaes elementos da cura. O ar será puro, para não acarretar novas infecções sempre muito prejudiciaes, e para ter os elementos para o trabalho respiratório. O repouso será absoluto, para que o organismo não desperdice as forças, que todas devem concorrer para o combate á doença, porque em regra só em organismo fraco e depauperado é que o bacillo de Kock pode á vontade fazer seus estragos. A alimentação será abundante, para que a nutrição se active e, com ella, as funções pelas quaes os elementos normaes do organismo combatem corpo a corpo com o microbio, empolgando-o, digerindo-o, anniquiliando-o. (...) “
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Assistencia Nacional aos Tuberculosos - A curabilidade da tuberculose"
in Diário dos Açores
de 4 de Abril de 1900, nº. 2702. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3280.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia