Texto da entrada (ID.3286)
“Extrahimos d’uma carta de Paris para o Commercio do Porto:
«Muitos portugueses tanto d’aí do Porto como de outras localidades, me teem pedido n’estes ultimos tempos diversos esclarecimentos a respeito da ‘Médecine Nouvelle’, um método de curar agora muito em voga e cuja fama se está espalhando largamente por toda a parte.
(...) No intuito de poder responder com segurança ás perguntas que me são constantemente dirigidas, ... fui-me até á rua Lisbonne onde sabia achar-se installado o arrojado estabelecimento medico, demolidor das velhas praticas therapeuticas, pondo para esse efeito de parte as drogas da pharmacopeia e curando os doentes por meio de simples aplicações externas.
(...) não tardei a ser apresentado ao director dos serviços medicos da ‘Médecine Nouvelle’, o dr. Péradon, clinico bastante conhecido em Paris pelas suas theorias que ha 17 annos a esta parte estão causando uma verdadeira revolução na arte de curar.
(...) Associou á sua obra varios outros medicos distinctos, e entre elles, o dr. Dumas, que tem n’esta capital a merecida reputação de homem de sciencia verdadeiramente consummado. O dr. Péradon é medico pela faculdade de Paris e cavalleiro da Legião de Honra, e tem escrito varias obras de propaganda do methodo vitalista.
(...)
O Vitalismo baseia-se no emprego da electricidade, do calor, do movimento e da luz. (...) Aos velhos methodos das drogas substituimos nós tratamentos exclusivamente externos. (...) É pela poderosa influencia dos agentes physicos, pela dynamodermia, electrotherapia, phototerapia, etc. Que nós conseguimos restaurar as saúdes abaladas, dar força aos organismos debilitados e restabelecer o equilibrio vital.
(...)
É a medicina da moda, no anno da Exposição Universal. Assim o dizia ha tempos o Figaro, o grande jornal parisiense, acrescentando que o novo methodo de curar estava prestando á humanidade que soffre os mais proveitosos e admiraveis beneficios.”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A Medicina Vitalista"
in Diário dos Açores
de 27 de Abril de 1900, nº. 2719. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3286.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Personalidades
Palavras Chave
Notícia