Texto da entrada (ID.329)
Voltando ao assumpto. Consigamos ao menos interessar nelle o publico, visto que é ao publico, visto que é ao publico que elle directamente importa. E não ha duvida de que, ao menos, a repugnancia começou de manifestar-se por parte d’este, ao dirigir-se a qualquer das cocheiras d’esta cidade reclamando o aluguer d’um trem.
Esse trem que vae servir-lhe, pode ter acabado de prestar serviço a um tuberculoso, a um typhoso, a um atacado de qualquer outra d’essas molestias de indole contagiosa porque o publico sadio nenhuma differença tem do publico doente(...)
Aconselham-se prvidencias hygienicas, providencias prophilaxicas, medidas de combate contra a tuberculose; parte dessas providencias, que teem interessado o espirito dos homens consagrados a realisar esse movimento salutar, que é a lucta contra a tuberculose (...)
E se nos não mente a sciencia, dizendo-nos que grande numero de molestias são transmitidas de uns a outros individuos e de umas a outras localidades pelos mais variados meios, estamos autorisados a affirmar que as carruagens de aluguer teem sido um perniciosissimo meio d’ellas se transmittirem entre nós. (...
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Os contagios entre nós"
in Diário dos Açores
de 24 de Setembro de 1907, nº. 4894, p. 2 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=329.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia