Texto da entrada (ID.3318)
“O distincto medico dr. Chapot Prévost, auxiliado por 14 seus collegas, praticou no Rio de Janeiro, no dia 30 de maio findo, a melindrosissima e arrojada operação de separar as duas meninas xyphopagas Maria e Rosalina, ligadas pelo fígado. Na operação foram empregados os mais meticulosos cuidados e precauções, e o resultado não podia ser mais satisfatorio.
Quando, porem, tudo fazia crer que as duas irmãsinhas, até alli estreitamente ligadas carnalmente, gosariam vida própria e independente, uma d’ellas, a de nome Maria, falleceu na madrugada de 5 de junho. A população fluminense, que seguia com verdadeira ansiedade as phases da operação, interessando-se pelas duas crianças, é unanime em tributar admiração e reconhecimento ao illustre medico, considerando como uma verdadeira fatalidade o facto, que tambem o commoveu a elle extraordinariamente. Todos os homens de sciencia lhe teem prestado as mais altas homenagens.
(...).”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "[operação de separar as duas meninas xyphopagas]"
in Diário dos Açores
de 9 de Julho de 1900, nº. 2776. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3318.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Personalidades
Palavras Chave
Notícia