Texto da entrada (ID.3328)
“Pelo Heraldo, penultimo numero, tivemos conhecimento do projecto de um laboratorio de hygiene e relatorio de um gabinete de bactereologia apresentado á Junta Geral, pelo sr. dr. Jacintho Botelho Arruda.
E tão momentosa esta publicação é, visto ter-se agora a imprensa insistentemente ocupado de tal assunto, que, no intento de concorrermos bem para todo o vultonque este mesmo assunto merece, vamos nos tambem transcrever este importante documento.
Ao publical-o pedimos porem que não se olhe para o que elle exprime, como se olha para tantissimas coisas cujo destino apesar da melhor sorte que mereciam é o cesto do lixo.
O serviço de hygiene, a depuração dos alimentos está provocando muito legitimamente os encarregados da administração publica, porque são elles os que possuem as forças que levam aos resultados precisos.
D’outro modo a crusada da imprensa seria inutil, posto que justa.
E desde que a instituição de um serviço de analyses no districto abranja uma utilidade tão vasta como é esta de sanar a alimentação de todas as classes, quem não dirá bem da creação de um estabelecimento assim, bem das despesas a fazer sob um tão humanitario proposito?”
Projecto d’um Laboratorio de Hygiene
e Relatorio do Gabinete de Bactereologia
apresentado á Junta Geral do Districto de Ponta Delgada
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Hygiene Publica – Alimentação"
in Diário dos Açores
de 23 de Julho de 1900, nº. 2786. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3328.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia