Texto da entrada (ID.3341)
“ O capitão Lake, de Baltimore, convidou ha dias doze amigos para um banquete a bordo do seu ‘Argonauta II’. E bem que á mesa tivessem tomado lugar trese pessoas, e a viagem submarina se realisasse numa terça-feira, a festa não foi perturbada por accidente algum desastroso.
A descida ao fundo do mar realisou-se na ilha da Sonda. O ‘Argonauta’ dispõe de rodas para poder deslisar sobre o solo do mar. Tem 40 pés de comprimento e, submerso, desloca 70 toneladas. Vae munido de apparelhos de ar comprimido como auxiliares dos 30 cavalos de força produzidos pela gasolina.
A immersão realisa-se com a entrada de grande quantidade de água em quatro compartimentos para isso dispostos. Quando se quer vir á superficie, expele-se essa agua com o auxilio de poderosas bombas.
O capitão Lake fez numerosas viagens, n’uma das quaes permaneceu dez horas debaixo d’agua.
No dia do banquete, elle e os seus doze amigos estiveram tres horas no fundo do mar, sem soffrer a mais leve perturbação.”
Referência bibliográfica
[n.d.] - "No fundo do mar"
in Diário dos Açores
de 9 de Outubro de 1900, nº. 2856. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3341.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia