“No artigo de sabado, relacionamos a visita regia aos Açores com a inauguração do serviço meteorologico internacional. Não deixarão agora os nossos leitores de, particularmente, ver com interesse o que vae ser essa obra em seus pormenores geraes. O Seculo pode colher em Lisboa as mais curiosas informações, porventura ministradas pelo proprio sr. capitão Chaves, e publicou-as em artigo, que passamos a reproduzir:
«A importancia meteorologica dos Açores está desde ha muito reconhecida. Situados no Oceano Atlantico, a meio caminho entre Portugal e a Terra Nova, a um terço da linha de trajecto da Inglaterra para a America central, e constituindo hoje, devido a essa priveligiada situação geographica, uma das mais concorridas estações de carvão e de reparação de avarias, cujo movimento ainda deve augmentar consideravelmente depois da abertura do canal do Panamá, os Açores podem prestar o mais alto e relevante serviço á navegação, fornecendo aos navios de passagem seguras e valiosas informações sobre o tempo provavel que encontrarão nas suas viagens para a America ou para a Europa.
O estabelecimento de um serviço meteorologico completo e bem organisado no nosso archipelago açoriano constituia, por esse motivo, ha bastantes annos, não só uma necessidade scientifica e humanitaria, mas tambem um desideratum por que se empenhavam as sociedades doutas e os principaes observatorios meteorologicos. Depois da ligação telegraphica dos Açores com o continente, em 1893, o principe Alberto de Monaco chamou a atenção da Academia das Sciencias de França e da Sociedade Real de Londres para o assumpto, e o projecto começou, desde então, a entrar em um caminho de realisação pratica, melhorando-se ja nessa occasião, devido ao concurso das corporações administrativas de S. Miguel e ao auxilio intelligente e patriotico de alguns açorianos, as modestas installações meteorologicas existentes. Estando agora proxima a ligação directa do archipelago com a America, a Inglaterra e a Allemagna, o nosso governo encarregou em 1898 o distincto naturalista sr. capitão Chaves, illustre director do observatorio de Ponta Delgada, de uma missão ao extrangeiro, a fim de communicar officialmente, aos chefes dos serviços meteorologicos de differentes paizes que podiam interessar-se pela creação de um serviço internacional nos Açores, que uma tal creação lhes seria agradavel.
Essa missão teve o mais lisongeiro resultado, e ultimamente no congresso meteorologico realisado em paris, o relatorio apresentado pelo sr. Chaves, contendo o plano de organisação dos nossos serviços, foi acolhido com o mais vivo entusiasmo.
Na proxima sessão parlamentar o sr. presidente do conselho apresentara á camara um projecto de lei, estabelecendo os serviços meteorologicos dos Açores, para o que tem realisado differentes conferencias com o sr. capitão Chaves, depois do seu recente regresso do estrangeiro.
Na ilha de S. Miguel serão estabelecidos: um observatorio meteorologico central, em Ponta Delgada; duas estações destinadas ás observações sobre pressão atmospherica, velocidade e direcção do vento, e ás communicações meteorologicas com os navios de passagem, por meio dos semaphoros ja existentes, nas duas pontas extremas da ilha; e um observatorio magnetico no Pico Santo, a 200 metros de altitude. No Fayal, estabelecer-se-ha um posto na Horta, um observatorio magnetico na ponta da Espalamaca e uma estação meteorologica nos Capellinhos, com uma estação semaphorica annexa ao pharol, ali existente, para fazer os signaes aos navios. Na ilha das Flores será estabelecida uma estação principal na villa das Lages, mantendo-se o posto actualmente existente em Santa Cruz. No cimo do pico da ilha do mesmo nome, a 2180 metros de altitude, será construido um abrigo para instrumentos destinados a registar a pressão atmospherica, a temperatura, a humidade e a força e direcção do vento. Eis, nas suas linhas geraes, o plano da organisação dos novos serviços meteorologicos dos Açores.
Além dos estudos da previsão do tempo, cuja importancia ja deixamos accentuada, nas estações meteorologicas açorianas, proceder-se-ha á determinação dos elementos magneticos proximos das costas, especialmente na visinhança dos postos, e a observação das variações magneticas, além de outros estudos da mesma natureza, que embora não revistam igual importancia para a navegação, teem, contudo, elevado interesse scientifico; a sismologia, para a qual os Açores são um excellente campo de observação, a oceanographia, a climatologia, e o estudo das poeiras atmosphericas fazem parte, egualmente, do programma geral dos trabalhos que serão emprehendidos.
Sua magestade el-rei que, desde o começo, tem manifestado o mais alto interesse pelo estabelecimento dos serviços meteorologicos dos Açores, tendo acompanhado todas as suas phases bastante de perto, e que, além disso, desde ha tempo sente desejo de visitar esse nosso formoso archipelago do Atlantico, tenciona ir aos Açores, como ja disemos, para assistir á inauguração dos novos serviços meteorologicos, e é provavel que se encontre ali, n’essa occasião, S.A. o principe de Monaco, que tão fervoroso e devotado apostolo tem sido, perante os congressos e associações scientificas, da realisação de tão valioso e notavel melhoramento, que, em grande parte, o paiz e a sciencia ficam devendo ao seu esforço e desvelo.» “
Outros