Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3354)

“Emile Gebhart, falando a respeito do fim do século XIX, diz:

«Semelhantemente ao que acontece quasi sempre ás pessoas muito velhas, o seculo XIX perdeu um pouco a cabeça. Agonisa com uma lesão no cerebro. Foi atacado com d’um cauchemar, da mania das grandezas e do delírio da perseguição». A falar verdade!

A loucura das grandezas do fim de seculo, manifesta-se pela sua tendencia de fazer coisas grandes e de caminhar vertiginosamente. O seculo XIX construiu a Torre Eiffel, e organisou exposições por tal fórma vastas que é impossivel exploral-as; deu banquetes de vinte e dois mil talheres; quer ser collossal. No entanto, nem só este seculo prevaria. As Pyramides do Egipto são uma prova do que affirmamos.

Mas a humanidade de hoje estuda-se, julga-se, condena-se. As analises bactereologicas que desvendam as causas das nossas enfermidades, não são mais do que a consequencia d’uma litteratura naturalista pela qual descobrimos tudo o que em nós ha de preverso, de mau, de podridão, todos os microbios espirituaes do nosso organismo moral. Tudo isto se podia synthetisar n’uma so phrase: «A Sociedade do seculo XIX pratica d’alguma forma, o narcisismo dos seus defeitos».

Porque ella não é como um mundo adolescente, amorosa de si propria; mas não se cansa de se mirar nas mais transparentes águas, para ver todas as suas chagas e todas as rugas da sua velhice prematura.”


Referência bibliográfica

[n.d.] - "[Emile Gebhart, falando a respeito do fim do século XIX]" in Diário dos Açores de 26 de Novembro de 1900, nº. 2894. Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3354.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Outros

Palavras Chave


Notícia