Texto da entrada (ID.3366)
Em França vão ser feitas experiências importantes para o seu aproveitamento
A utilização de força motriz das marés, que tanto tem preocupado os engenheiros do mundo inteiro e dado origem a trabalhos preliminares interessantes principalmente na América, vai agora ser posta à prova em experiências contundentes, em França, na foz do Aber-Weach, um pequeno rio perto de Bycat, na Bretanha onde aproveitando a influencia da mare que se faz sentir, rio acima, até cinco quilómetros, vai ser construída uma central Maré motôra, para a qual o Estado francês contribui com 10 milhões de francos (qualquer coisa como ... contos)
Estão também muito adiantados os estudos para a construção de uma outra central Marémotôra na foz do Bance, perto de Saint-Maló, onde a maré não faz sentir até (??) Quilómetros de distância.
Calcula-se a influencia enorme que, no mercado mundial de carvão, (...) produzirão as experiências que vão ser tentadas, principalmente se se chegar aos resultados positivos que se deseja.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A hulha azul"
in Diário de Notícias
de 30 de Agosto de 1925, nº. 21413, p. 1 (c.7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3366.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Palavras Chave
Notícia