Texto da entrada (ID.3404)
Haja vagas de calor ou haja vagas de frio – como a que dizem estar visitando Londres, onde até tem nevado – o certo é que, astronomicamente, temos de fazer ao verão as nossas despedidas. Na quarta-feira proxima, dia 13 á 1 hora e 44 minutos da tarde, atravessará o Sol o plano do equador de norte para sul. Será o equinocio do outono, começo teórico desta estação no nosso hemisfério; mas na realidade, nesta época do ano, podemos verdadeiramente considerar-nos em plena quadra autunal (sic). Daqui por diante, com a rapida diminuição dos dias, sol mais baixo, temperaturas esfriando, ventanias desabridas, etc, vamos cada vez sentido melhor avisinhar-se do duro inverno.
Como todos sabem, a palavra equinocio está dizendo ser o dia igual á noite em duração. Assim teoricamente, se o sol fosse reduzido a um simples ponto luminoso; se além disso, nós habitassemos, não a superficie da Terra, mas o seu proprio centro; e, se ainda para masi, não houvesse atmosfera produzindo a refracção dos raios da luz solar. Mas como o Sol tem um disco aparente cujo diamentroé de meio grau; a terra tem um raio de seis mil quilómetros; e a atmosfera junto ao horisonte produz nos raios luminosos que a atravessam, um desvio de 54 minutos de arco, resulta de tudo isto que , só no sabado teremos o dia de doze horas, precedido por uma noite de igual duração. No proprio dia 15 ver-se-á o Sol durante 11 horas e 8 minutos e a noite será de 12 horas e 52 minutos, ou sejam 16 minutos menos.
É nesta ocasião que os dias vão variando mais rapidamente. Durante a semana perdem 17 minutos, sendo 6 de manhã e 11 á tarde, quando a diferença se torna mais sensivel. Não há que duvidar: temos o inverno á porta !
Avai começando de novo a mostrar-se atingindo o quarto crescente na sexta-feira. Irá tendo sucessivas conjunções; primaeiramente com Venus, na segunda-feira, depois com saturno, na terça-feira ao pôr do Sol, e com Jupiter na sexta-feira. As mais interessantes serão: esta e a de saturno. Em qualquer dos três casos os planetas ficam para o Sul do crescente lunar.
No domingo estarão também em conjunção Venus e saturno, ficando este para Sul, á distancia de uns três graus (seis diametros lunares), e deslisando venus ao norte dele, de Oeste para Lesta. Na tarde de sabado ver-se-á Venus á direita de Saturno, e no domingo terá passado para a esquerda. Aviso aos maadores que estimam verificar por seus olhos os aspectos celestes e os movimentos aparentes dos astros, obedecendo serenamente imperturbaveis de leis eternas que os regem.
Frederico Oom
Referência bibliográfica
Frederico Oom - "Semana astronómica XXXVIII"
in Diário de Notícias
de 21 de Setembro de 1925, nº. 21435, p. 1 (c.4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3404.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia