Texto da entrada (ID.3414)
Como esperavamos logo no domingo á tarde se renovou o ameaço de mau tempo em Portugal, com o aparecimento dessas nuvens muito altas, tenues e esfarrapadas, com aspectos varios, que os meteorologistas classificam na familia dos “cirrus”, e com a mudança do vento para o sul na parte norte da nossa costa. Na segunda-feira estendia-se o vento sul a sudoeste por todo o país, embora com força moderada, acompanhado porém de céu encoberto, alguma chuva e nevoeiro em alguns pontos. Assim continuou o tempo na terça-feira, tendo aliviado de manhã mas carregando novamente para a noit3e depois do que o vento rondeu para noroeste, melhorando o tempo, como habitualmente sucede nessas condições.
Estas perturbações climatericas foram causadas por duas secundarias duma extensa depressão cuja soma central se prolongava das Ilhas Britanicas ao norte da Escandinavia, a qual nos não incomodou mais por se ter afastado para o norte, dando lugar á reconstituição do anticiclone dos Açores que na quinta-feira já se estendia até á Peninsula, trazendo-nos uma nova quadra de bom tempo á qual não previamos longa duração mas que afinal se manteve até ao fim da semana com promessas de continuar (...)
Entre as duas depressões que esta semana passaram sobre as ilhas Britanicas estabeleceu-se uma corrente de ar polar que nos veio produzir um sensivel abaixamento de temperatura, de quarta para quinta-feira e que é sempre um bom prenuncio.
(...)
Carvalho Brandão (capitão de fragata)
Referência bibliográfica
Carvalho Brandão - "Crónica meteorologica (20 a 26 de Setembro)"
in Diário de Notícias
de 29 de Setembro de 1925, nº. 21443, p. 4 (c.3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3414.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Palavras Chave
Notícia