Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3429)

A presente semana é de férias completam nos assuntos astronómicos que possam (?). A Lua vai-se sumindo, até que na sexta-feira se esconde de todo, para só desaparecer na tarde de domingo, como (?) crescente pouco visivel no clarão crepuscular logo depois do sol posto. No sabado será o dia do (?) e portanto nesse dia será impossivel ver o nosso satelite. Se estivessemos nos tempos de antiga Roma, de Romulo ou de Numa, veriamos nas tardes de sabado os pontificos congregados sobre o outeirom capitolino na ansia de primeiro descobrirem a nova Lua, para denunciarem ao rei e ao povo o começo de um mês só assim conhecido empiricamente todos os (?). Decerto seria baldado o seu esforço nessa tarde e só no domingo poderiam ter a satisfação de (?) o dia das calendas.

O mesmo faziam os judeus, ainda no tempo de Cristo. Disso nos conserva vestigios a dupla festa do principio do mês para dar tempo a que chegasse a toda a parte a noticia de terem os sacerdotes visto já uma nova Lua. E como ainda hoje Judeus e muçulmanos seguem o calendário lunar, de facto será na segunda-feira o começo dos seus: (?), do ano de (?) para o Judeus; Rabi-al-aquer, do ano de (?), para os muçulmanos.

Em distancia a Lua vem aproximando-se de nos durante toda a semana, tendo estado em apogeu no dia 11, e devendo chegar ao perigeu no dia 15. Como se vê não tem grande pressa, nesta ocasião, em se nos avisinhar.

Os dias se vão diminuindo, um pouco menos: esta semana perdem 16 minutos. (?) a diferença, por enquanto, é insensível.

Noites escuras sem luar, permitem agora contemplar em tod a plenitude o espectáculo do firmamento estrelado. Pelas nove da tarde terão as constelações os aspectos que indicam as figuras. De Setembro para cá, desapareceram o Escorpião, e Libra levando consigo o planeta Saturno; aparecem mais cedo a Baleia, o Touro, com os seus característicos grupos estrelares: as Pleiades e as (?). Junto ao horisonte sul vêem-se as constelações austrais do Grou, o Indio. A Ursa Maior acha-se muito baixa (?) o horisonte norte de cauda para a esquerda por ser outono.     

Com 2 figuras

Frederico Oom


Referência bibliográfica

Frederico Oom - "semana astronomica XLI" in Diário de Notícias de 13 de Outubro de 1925, nº. 21456, p. 1 (c.1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3429.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Popularização da Ciência
Palavras Chave


Notícia