Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3459)

Alcool industrial

Felicitamo-nos por ter publicado (?) interessantes artigos do distinto viticultor o sr. Joaquim Belford, sobre a importantíssima questão do alcool industrial porque estamos vendo com prazer que o norte, o centro e o sul do pais começam a compreender que os seus interesses não são antagónicos e que se podem e devem unir num laço de estreita solidariedade, base essencial do ressurgimento da viticultura portuguesa.

Tudo aconselha a que se desfaçam equivocos e mal entendidos que até agora dividiam regiões irmãs e que todos compreendem que a sua união e harmonia concorrerá poderosamente para a felicidade de Portugal, visto o problema vitícola ser o de maior influencia na economia do pais. A união que precisamos poder+a ferir alguns interesses particulares, mas estes não devem continuar a impor-se, mantendo um divórcio que tem afectado gravemente a riqueza nacional.

A Comissão dos Viticultores do Centro e do Sul do país tem procedido com a maior isenção e patriotismo, desempenhando a mais útil das missões.

(...)sr. dr. José Relvas, presidente daquela Comissão, em que ele recorda que, no comício de Santarém , (..), foi votado por unanimidade uma moção consignando o compromisso assumido pelo Centro e pelo Sul , representados pelas suas mais importantes associações agrícolas e pelos viticultores de todas as suas regiões, de nunca empregarem o alcoól industrial no fabrico de vinhos. (...)  


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Alcool industrial" in Diário de Notícias de 31 de Outubro de 1925, nº. 21474, p. 3 (c.5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3459.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Agricultura

Palavras Chave


Notícia