Texto da entrada (ID.3493)
o ovo submarino
(...)
E então tomou três frascos de boca larga, um deles (C), duas vezes maior que os outros (A e B). Encheu o frasco A com água pura e introduziu nele um ovo, o qual foi para o fundo; porque a densidade da água doce é menor que a do ovo. No frasco B deitou agua muito salgada e nele introduziu outro ovo que ficou flutuando, porque a densidade da água salgada é maior que a do ovo. Finalmente, no frasco maior, juntou uma certa quantidade de água dos dois outros frascos, conseguindo, após algumas tentativas, obter um liquido com densidade igual á do ovo, permitindo assim que um terceiro ovo mergulhado nesse liquido se conservasse no meio, como qualquer submarino.
(..)
Afinal não era uma partida mas uma lição que o Berliques pretendia dar-lhe que não precisava, pois ele bem sabia a razão porque dois dos ovos não sobrenadavam. E para provar, agarrou num punhado de sal e deitou-o nos frascos A e C, fazendo com que eles subissem.
(..)
[com uma figura ilustrativa da experiência]
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Noticias miudinho. Artes de berliques e berloques"
in Diário de Notícias
de 20 de Novembro de 1925, nº. 21494, p. 6 (c.6, 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3493.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia