Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3495)

(..)

Mas o restabelecimento do bom tempo, assegurado pela existencia dum anticiclone estendido na direcção do nordeste numa estrita faixa que contudo nos protege das depressões islandesas, manter-nos-ia a confiança no futuro se não fosse a instabilidade dos Açores que se acentuou fortemente no dia 14. Para dizer a verdade, contavamos que a baixa barometrica que passara naquelas ilhas seguisse para nordeste no flanco setentrional do anticiclone. O certo porém é que tal não sucedeu e mais uma vez tivemos que presenciar uma desagradavel surpresa.

(..)

A persistencia dos anticiclones em se manterem agora na direcção leste-oeste, através das Ilhas Britanicas, e da Europa Central, dá-nos ainda a esperança de que a quadra de bom tempo que tem reinado em quasi toda a europa durante esta quinzena se estenda á Peninsula a despeito da teimosia destas depressões meridionais, que agora nos apoquentam, tendo uma vinda dos Açores contra a orientação do anticiclone, abordado a costa do Algarve justamente ao fechar desta crónica.

(..)

Carvalho Brandão Capitão de fragata


Referência bibliográfica

Carvalho Brandão - "Crónica meteorologica (8 a 21 Novembro)" in Diário de Notícias de 23 de Novembro de 1925, nº. 21497, p. 3 (c.3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3495.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciênias da Terra

Popularização da Ciência
Palavras Chave


Notícia