Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3501)

Branco e negro

(..)o berloques, devido ao seu temperamento nem é friorento nem encalorado. (..) também de poder absorvente do calor dos diversos corpos: a cor negra absorve mais calor que a branca razão porque no inverno nos vestimos com fatos escuros e no inverno (sic) nos vestimos de cores claras.

(..)

Esta conversa fez com que o Berloques magicasse numa demonstração de que o calor atravessa mais facilmente a cor negra do que a cor branca. Para isso pegou num copo de vidro e nele pintou uma faxas verticais, alternadamente brancas e pretas, servindo-se para esse fim de cré desfeita em agua e de tinta nanquim. Em seguida, colou em cada uma das faxas, um alfinete, mergulhando, para esse efeito, a cabeça do alfinete em estearina derretida que depois de esfriada os ficou sustentando. Então, colocou no interior do copo, ao centro, um coto de vela, que acendeu, O copo aqueceu, e em consequencia do derretimento da estearina, os alfinetes fixados nas partes negras desprenderam-se, conservando, pelo contrario, os alfinetes fixados nas partes brancas.

Ora, tendo a vela enviado a maior quantidade de calor a todo o copo, fica bem demonstrado que esse atravessou mais rapidamente as partes negras do copo do que as brancas

Esta conversa fez com que o berloques magicasse uma demonstração, de que o calor atravessa mais facilmente a côr negra do que a côr branca.

[com uma figura ilustrativa]


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Noticias miudinho. Artes de berliques e berloques" in Diário de Notícias de 27 de Novembro de 1925, nº. 21501, p. 6 (c. 6, 7). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3501.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Popularização da Ciência
Palavras Chave


Notícia