Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3520)

Uma conferência do sr. dr. Carlos Santos, filho

 (...)

Passou depois a definir o que é estimuloterapia (tradução da palavra alemã Beiztherapie): terapia orientada por forma a excitar, a estimular as defesas organicas – em contraposição á noção de terapeutica de auxilio, aquela que visa a ajudá-las nos casos em que ela esteja em deficiencia.

Fez rapidamente o estudo historico da estimuloterapia e expos a lei em que se fundamentou o professor Bier, de Berlim, para sobre ela estabelecer a sua teoria (lei de ArndtSchulz). Mostra, segundo essa lei quais são, duma maneira geral, os casos que podem beneficiar de uma tal terapeutica. Depois descreveu as reacções do organismo aos agentes estimuloterapicos (reacções locais, gerais e locais) estudando cada uma destas modalidades em defesa do organismo.

Desenvolveu em seguida a teoria de Zimmer, par explicar o mecanismo por meio do qual as reacções ao agente estimuloterapico se transformam em reacções de defesa contra o agente morbido.

Estabelecida assim a teoria do conceito estimuloterapico, passou a considerar essa modalidade da terapeutica nas suas aplicações concretas, a clinica.

Assim, fez uma revisão geral das indicações e contra-indicações dessa terapeutica, e chamou a atenção para as afecções articulares sub-agudas e cronicas sem que a estimuloterapia tem um dos seus mais felizes campos de aplicação.

Finalmente, fez um estudo geral das linhas de conduta a seguir na escolha das doses e dos intervalos das aplicações, mostrando que toda a tecnica estimuloterapica se baseia no estudo das reacções produzidas

(...)

Uma Lição do dr. Carlos França

(...) “Considerações sobre o parasitismo”

Começou por expor factos sobre a estreita especificidade das associações parasitarias em que se funda a história do parasitismo, especialidade que torna muito contingente a sua vida. Para compensar a perda de individuos que não chegam a atingir o seu hospede, os parasitas produzem, em regra, um numero colossal de ovos e tomam disposições especiais, garantindo a conservação da especie. Refere-se depois aos dois ciclos alternantes, “serenado” e “aserenado”, dos protozoarios parasitas, esboçando o conferente varias considerações sobre este ponto da sua lição.

Ainda o sr. dr. Carlos França indicou exemplos da importancia que tem o conhecimento dos ciclos evolutivos no combate das doenças parasitarias, e a proposito refere-se á luta contra o paludismo, a febre amarela, a doença do sono, etc.

E a concluir:

Demonstrado que a higiene é hoje uma força omnipresente nos casos de parasitologia, foi nos ultimos 25 anos que esse progresso atingiu a sua expressão maxima, e de tal maneira que ao seculo XX caberia rigorosamente a designação de seculo da higiene. Todas as maravilhas se tem realizado nesse campo, que é, afinal, o das mais belas conquistas para a Humanidade.

(...)

Programa de hoje

(...)

O espectaculo em S. Carlos

(...)

Chegada de professores estrangeiros

(...)

Varias noticias

(...)


Referência bibliográfica

[n.d.] - "O centenário da Regia Escola de Cirurgia" in Diário de Notícias de 14 de Dezembro de 1925, nº. 21517, p. 2 (c.3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3520.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Congresso
Palavras Chave


Notícia