Texto da entrada (ID.3525)
A exposição de higiene e farmacia foi ontem inaugurada, tendo-a visitado o sr. ministro da instrução
(...)
São numerosos os stands de produtos farmaceuticos dispostos em msotruarios atraentes e todos eles mereceriam analise se da nossa competencia ela fosse. Mencionaremos, porem, um pouco ao acaso das nossas notas, o do Laboratorio de biologia e Quimioterapia da direcção do sr. dr. Seixas Palma; o da “”Serula Behring”, seringa para uma unica injecção de soro e da “Venula” para a tomada esteril de sangue; o de um novo produto inglês a “Antiphlogistime”, de facil e altissima aplicação no tratamento de inflamações e congestões, preventivo de doenças pulmonares; o dos alimentos “Allenburys” para crianças, já tão reputados; da “Ovomaltine”, outro produto conhecido, etc.
Os laboratorios Correia e Valente, Limª expõem uma bela colecção dos seus excelentes produtos “Jaba” e dos seus preparados especiais alemães “Ingelheim”, soros e vacinas do Instituto Seroterapico de Dresde, pensos e ampolas esterilizadas, etc.
A secção de raios X está optimamnete representada pelas casa Davita ltd e Julio Worm. Os produtos de higiene pela Companhia Portuguesa de Higiene Lm. Os instrumentos cirurgicos, seringas, termometros, ampolas, etc, pela casa Cunha Vilhena , Lma.
A casa Shering expõe optimos produtos entre os quais as especialidades “urotropina”, “Atophan” e “Venoamom” que os nossos medicos tanto apreciam.
Registamos quasi de cor, e por isso é natural que a outras importantes firmas destas especialidades não façamos especial referencia. Não esqueceremos porem, o Instituto Pasteur de Lisboa, que se apresenta em dois “stands”, por forma deveras honrosa para o seu bem conhecido nome tão justamente reputado no nosso meio scientifico. Além dos seus produtos farmaceuticos lindamente apresentados, o material de laboratorio, as mesas de operação e todo o complicado material cirurgico forjado á mão, tudo inteiramente construido em Portugal, são uma admiravel demonstração de que em tal materia nada temos a invejar ao que melhor se fabrica lá fora. As aplicações da electricidade á terapeutica, aos exames de falsificações á medicina legal, etc, têm também uma larga representação nos dois belissimos “stands” do Instituto Pasteur e, ainda, os miscroscopios famosos da casa Zeiss, de que o mesmo Instituto é o representante entre nós.
(...)
A exposição medico-historica
(...)
As lições de ontem
(...)
Uma missa de sufragio
(...)
O programa de hoje
(...)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Centenario da regia escola Medico Cirurgica"
in Diário de Notícias
de 16 de Dezembro de 1925, nº. 21519, p. 4 (c. 1, 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3525.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia