Texto da entrada (ID.3538)
Com formosas noites de Luar deveríamos entrar no ano novo, pois a Lua Cheia é quarta-feira e a sua posição no céu já lhe dá o maior brilho e a mais longa duração, visto que, achando-se em oposição ao Sol ocupa os lugares que este percorre no verão. Não é ainda o celebre “luar de Janeiro”, que devemos ter daqui a um mês, mas já pouco lhe falta, salvo os embargos interpostos pelas nuvens, pois contra estas não tem a Astronomia outro recurso sendo submeter-se.
No sabado estará a Terra no “periélio”, ou ponto da sua orbita mais proximo do Sol, a 147 milhões de quilometros, que a luz transpõe em 8 minutos, 10 segundos e quasi um quarto de segundo.
Neste mesmo dia estará a Lua em “apogeu”, portanto a maior distancia de nós. Desta vez será de 405.777 quilómetros, equivalendo a 63,6 raios terrestres que a luz percorrerá em 1 segundo e um terço proximamente. Como vemos, o Sol está umas 400 vezes maior, resulta parecerem quasi iguais os diametros dos dois discos., tendo nesta ocasião o Sol um diametro aparente de 46’18’’, e a Lua 14’ (?) somente.
Ainda nesta mesma data será o maximo brilho de Venus que no começo das noites deslumbra actualmente todos os que olham para o céu. Nestas circunstancias não é raro poder vê-la mesmo de dia, logo que se saiba onde está, e disso tivemos um notavel exemplo em Agosto de 1924, quando todos paravam nas ruas olhando para ela e supondo falsamente que era Marte, então muito falado e também muito fulgente, mas não tanto.
Não é de esperar agora, em tempos nevoentos e andando Venus muito pouco alias, tornar a dar-se o mesmo alvoroço.
O planeta Mercurio também se poderá ver agora de madrugada, pouco antes do nascer do sol. Igualmente aparecem de manhã Marte em escorpião, Saturno em Libra, mas em más condições ainda. Jupiter vai desaparecer, para só tornar a mostrar-se de manhã também lá para Fevereiro.
Frederico Oom
Referência bibliográfica
Frederico Oom - "Semana astronomica LII"
in Diário de Notícias
de 28 de Dezembro de 1925, nº. 21530, p. 1 (c.1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3538.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia