Assistencia Nacional ao[s] Tuberculosos
Sob a presidencia do sr. D. Antonio M. de Lencastre, reune na proxima segunda feira, 17 do presente, pelas 3 horas da tarde, a comissão executiva d’esta benemerita instituição, afim de occupar-se do expediente ordinario, e de assumptos que prendem com o desenvolvimento sempre crescente dos numerosos serviços d’ Assistencia.
Conferencias populares
As profissões e a hygiene
Foi este o ponto capital da notavel conferencia realisada na homonina Associaçao dos Pintores pelo sr. Xavier da Costa, em nome da Liga Nacional contra a tuberculose. O orador esboçou n’um quadro largo os pontos mais importantes da etiologia e da prophilaxia da tuberculose, descrevendo o bacillo, o modo porque se transmitte, o perigo dos escarros seccos, pulverisados e levantados pela varredura a secco, mas insistiu principalmente nos riscos que envolve o exercicos das differentes profissões e sobretudo no modo como ellas trazem diminuição de resistencia no organismo, e portanto um bom terreno para o desenvolvimento da tysica pulmonar.
A profissão de plutor foi estudada de perto sobretudo no ponto de vista das intoxicações (chumbo, etc.), que n’elle são tão freqüentes. Conselhos foram dados mostrando como cada um se póde precaver contra ates riscos, e que são de tanta importancia e de tanto valor como aquellas que o medico adopta para se defender das doenças infecciosas, que, nem por serem tão perigosas elle desampara.
Terminada a conferencia o orador foi muito victoriado pelo numeroso auditorio que o escutou com o maior agrado e atenção.
Hoje, pela 1 hora da tarde, realisa-se uma conferencia na escola normal do sexo masculino, a Saudados [sic], pelo professor Bello Moraes.
O sr. professor Bombarda realisará no Barreiro, no proximo domingo, pelo meio dia, uma conferencia na casa da Associaçao dos corticeiros.
Todas estas conferencias são realisadas em nome da liga contra a tubercolose.
Sanatorios
Reuniu a noite passada a commissão de propaganda do sanatorio da Liga contra a tuberculose. Presidiu o sr. conselheiro Oliveira Feijão, secretariado pelos srs. Schindler e Gomes Resende.
Procedeu se a leitura de um trabalho que tinha sido incumbido ao sr. Carlos Santos e destinado a tornar conhecidos do publico as vantagens que offerecem a ono tratamento da tisica pulmonar o escripto do sr. dr. Santos, que foi vivamente aplaudido pela commissão, intitula-se «uma utilidade nos sanatorios». Vae ser impresso e profusamente distribuido.
Na mesma sessão discutiu-se largamente a questão dos sanatorios populares, emprehendidos por acção cooperativa das associações de socorros mutuos. Trocaram-se idéas entre os srs. Moraes Carvalho, Rodrigues Pinto, Valente e Teixeira Diniz, ficando este ultimo medico encarregado, perante a comissão, de elaborar o plano a pôr em pratica.