Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.364)

Observatorios meteorologicos dos Açores

Tem havido repetidas conferencias entre o sr. presidente do con[s]elho, – que como se sabe é um illustre açoriano, das mais legitimas glorias – d’aquelle historico archipelago a que é devotadissimo – e o illustrado e benemerito capitão Chaves, o distincto naturalista cujo nome tem já uma reputação europeia. Ligam-se estas conferencias, segundo nos podémos informar, ao projectado estabelecimento de um serviço meteorologico nos Açores, desde muitos annos aspiração de alguns eminentes homens de sciencias, modernamente impulsionado por sua altesa o principe Alberto de Monaco e ultimamente sanccionao e votado no congresso meteorologico de Paris onde o nosso paiz foi brilhantemente representado pelo sr. capitão Chaves, que ali teve occasião de fazer uma bella conferencia ácerca dos estudos meteorologicos dos Açores.

Segundo ainda conseguimos ser informados, o governo tenciona na proxima sessão apresentar ás camaras uma proposta de lei creando o serviço meteorologico dos Açores, destinado a communicações internacionaes, aproveitando a rede telegraphica submarina que hoje liga o archipelago á Europa e a America. Facil é de comprehender a alta importancia que tem esta iniciativa, que, honrando o paiz perante as nações cultas, affirmando o nosso sincero desejo de collaborarmos nos grandes estudos meteorologicos internacionaes, prestará a esta causa um concurso por muitos titulos valioso. O estudo preliminar (relatorio) apresentado pelo sr. capitão Chaves ao congresso, bizarramente publicado em Monaco na imprensa de sua alteza o principe Alberto, é um trabalho de primeira ordem.

Tambem tem explicação natural que toda esta iniciativa tenha tido como nos consta tem tido, por parte de sua magestade el-rei o mais valioso appoio e favorecimento, interessando se vivamente pela realisação d’este emprehendimnto, esperando-se por isso que el-rei, aproveite o ensejo da inauguração dos serviços meteorologicos, a que decerto assistirá sua altesa o principe de Monaco, para visitar o archipelago dos Açores, o que duplicará a solemnidade e a importancia de tal acto.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Observatorios meteorologicos dos Açores" in Diário de Notícias de 31 de Outubro de 1900, nº. 12538, p. 1 (c. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=364.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciênias da Terra

Congresso
Educação Cientifica
Outros
Palavras Chave


Notícia