Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3652)

Texto acompanhado de 6 fotografias.

Artigo sobre a exposição oceanográfica promovida pelo Rei D. Carlos de Portugal na Exposição Internacional de Milão.

“O rei de Portugal, além d’um grande artista, é tambem um homem de sciencia.

Reconhecem-no os mais auctorisados sabios naturalistas.

As suas descobertas oceanographicas, a que com meticuloso cuidado se entrega em algumas epochas do anno a borodo do yacht D. Amelia, crearam-lhe com justiça e com direito uma reputação de naturalista de primeira ordem.

Como o principe do Monaco, D. Carlos tem a sugestão do mar.

(...)

E, assim, longe dos homens e das cotteries da côrte, o rei D. Carlos satisfaz o seu espirito sondando o fundo do mar, a costa do seu paiz, no interesse e com affinco de homem de sciencia, sem se lembrar da sua qualidade de rei e de governante.

N’este intuito, com estas aspirações, D. Carlos de Bragança tem prestado relvantes e importantissimos serviços.

Não só trouxe para a sciencia o conhecimento da existencia de exemplares novos, alguns de sua propria classificação, como estabeleceu principios que mais tarde teem de ser adoptados no estudo da fauna costeira portugueza, uma das mais ricas do oceano que banha este nosso bello e delicioso paiz.

Nos seus trabalhos de exploração oceanographica, tem sido El-Rei D. Carlos coadjuvado pelo illustre naturalista sr. Alberto Girard,  a quem encarregou da organização da sua exposição em Milão, e que tão brilhantemente se desempenhou d’essa alta missão de confiança, encontrando tambem um valioso auxiliar no seu adjunto, sr. Eduardo Warburg, homem intelligente e d’uma competencia especial n’estes assumptos, ao mesmo tempo que um amigo e admirador do nosso paiz.

[elogia e destaca os elogios dos “sabios mundiaes” a exposição oceanográfica instalada no Aquário , com uma coleção de exemplares da fauna costeira e marítima de Portugal.]

A opinião geral é que aquillo era uma verdadeira maravilha.

[A coleção inclui fauna costeira, abissal pelágica batipelágica e pelagobática. Caracteriza cada uma delas e destaca alguns exemplares apresentados, raros, nomeadamente de “monstros marinhos”. Também descreve a parte cartográfica da exposição, com mapas e roteiros flubiais e marítimos, com portulanos antigos, cartas e o exemplar da arte de navegar de Pedro Nunes, bem como o facsimile do atlas de Vaz Dourado.

A exposição foi premiada com 3 “grand prix” e foi oferecida ao Rei uma medalha de ouro, especial pelos seus estudos e dedicação aos trabalhos da ciência.]

Exposição oceanográfica

 

Exposição oceanográfica em Milão

 

Exposição oceanográfica em Milão


Referência bibliográfica

Silva Esteves - "El-Rei D. Carlos na Exposição de Milão" in Illustração Portugueza de 12 de Novembro de 1906, nº. 38-2s, p. 473-475 (páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3652.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza

Exposição
Palavras Chave


Notícia