Texto da entrada (ID.3688)
“Há aguas minero-medicinaes que ninguem sabe diaer porque é que possuem uma determinada potencia curativa, que se manifesta em effeitos terapeuticos de fama tradicional e averiguada. Mas com as augas de Vidago não succede assim. A sua hypermineralisação e em especial a sua riqueza em bicarbonatos explicam perfeitamente a antiga nomeada e prestigio que adquiriram, ou antes, os milhares de curas e beneficios que lh’os estabeleceram. As outras são como os remedios secretos, cuja composição desconhecida deve sempre inspirar uma confiança incerta; as de Vidago, pelo contrario, são assimilaveis aos medicamentos que figuram no formulario com a descripção dos seus componentes chimicos e que podem, portanto, usar-se com inteira segurança e certeza de resultado.
Não admira, pois, o enorme consumo que tem por toda a parte a agua de Vidago, nem a numerosa concorrencia que todos os annos acorre ao seu solar transmontano. De mais, é sabido que nas curas hydro-mineraes a belleza e a paizagem do sitio influem grandemente; e, sob este ponto de vista, a pequena povoação de Vidago, pittorescamente assentada n’uma encosta, que fica fronteira ao feracíssimo e gracioso vlle de Oura e cercada de montes admiravelmente arborisados, encontra-se n’uma situação privilegiada. (...)
Descreve o sítio onde se localizará o novo hotel e reproduz desenhos com o alçado e planta do edifício. Acompanham o texto fotografias e respetivas legendas, reproduzindo locais e pessoas de Vidago (18 fotografias e 2 desenhos).


Referência bibliográfica
n. id.. - "Vidago, A Bella Estancia de Aguas"
in Illustração Portugueza
de 2 de Setembro de 1907, nº. 80-2s, p. 301-307 (páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3688.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia