Texto da entrada (ID.3689)
Texto sobre os métodos de debulha tradicionais, numa reportagem etnográfica sobre os métodos e costumes antigos, em vias de serem substituídos pelos processos mecânicos, num tom de registo e algum saudosismo.
“Fixemos, antes que desappareçam, os antigos processos, quasi mythologicos, das nossas primitivas debulhas, que a machina moderna – Minotauro da civilisação – vae afugentando das nossas eiras com todo o pitoresco das cousas ingenuas, naturaes e campesinas.
Antes que o ruido irritante da veifeira mechanica e da debulhadora afoguem de todo as cantigas das cahopas e os gritos alegres e fortes dos conductores do gado girando sobre as louras paveias, photographemos para um capitulo da etnographia nacional a velha debulha moribunda.
A descripção será desprovida de litteratura. Os leitores com a visão das suas provincias é que hão de vestil-a, dar-lhe a côr e o movimento do povo e da paizagem que os seus olhos melhor conheçam e o seu coração mais queira.
A technica da debulha é primitiva e incommoda para homens e para gado.” [descreve o processo] (...)
Texto e fotografias de D. Luiz de Castro



Referência bibliográfica
Luiz de Castro - "Velha Debulha"
in Illustração Portugueza
de 9 de Setembro de 1907, nº. 81-2s, p. 321-323 (Páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3689.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Agricultura
Outros
Palavras Chave
Notícia