Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3695)

“O Jardim Botanico de Lisboa, - o jardim da Escola, como se diz usualmente, - é, sem duvida, o mais formoso dos jardins publicos da capital, pela variedade que offerece, de scenas paizagistas, creadas com o auxilio de vegetaes pertencentes a todas as floras do mundo, pela opulenta mistura de arvores e plantas exoticas dos caracteres mais variados.

Toda a flora dos paizes temperados quentes, - da Australia, do Cabo, da China, do Japão, da California, do Brazil, do Mexico. – apresenta-se, por exemplo, n’uma vasta serie de exemplares. E todas essas especies, geralmente desconhecidas, apezar das suas origens tão diversas e distantes, convizinham sem se prejudicar.

(...)

Em canteiros regulares, no andar superior, estabeleceu-se a escola botanica propriamente dita, juntando as especies vegetaes pela ordem systematica. Em baixo, descendo pelo entrecruzamento caprichoso das numerosas e variadas ruas, sob arcadas de arvoredo, contornando tanques, obliquando sobre o lago, aproveitam-se habilmente todas as alterações de terreno para crear os mais bellos trechos de paizagem vegetal. E hoje um jardineiro emerito, que é tambem um distincto escriptor horticola, o sr. Henri Cayeux, com um inexcedivel amor e rara sciencia, cuida apaixonadamente esse bello jardim, aformoseando-o cada vez mais, a cada estação que chega.

Nos canteiros da colleção de estuado, completa e preciosa, os olhos dos amadores são detidos logo pela serie magnifica de cactos, (...).

Onde nos levaria, porém, o desejo de citar as plantas celebres do jardim ou de descrever os seus aspectos mais pittorescos? Nem a tarefa seria facil, nem o espaço de forma alguma o poderia comportar.

Há em Lisboa, por certo, outos bellos jardins; mas o da Escola Polytechnica é o mais bello de todos, aquelle que constitue o mais agradavel de todos os nossos passeios publicos. (...).”

Descreve sumariamente algumas especies existentes no jardim, do ponto de vista de um visitante amador. O texto, descritivo de algumas especies e características do jardim, é acompanhado por 12 fotografias de Valerio dos Santos.

Jardim Botanico de Lisboa

Jardim Botanico de Lisboa


Referência bibliográfica

Valerio dos Santos - fotógrafo - "Os Jardins de Lisboa na Escola Polytechnica" in Illustração Portugueza de 28 de Outubro de 1907, nº. 88-2s, p. 553-558 (páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3695.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza

Personalidades
Outros
Palavras Chave


Notícia