“O Jardim Botanico de Lisboa, - o jardim da Escola, como se diz usualmente, - é, sem duvida, o mais formoso dos jardins publicos da capital, pela variedade que offerece, de scenas paizagistas, creadas com o auxilio de vegetaes pertencentes a todas as floras do mundo, pela opulenta mistura de arvores e plantas exoticas dos caracteres mais variados.
Toda a flora dos paizes temperados quentes, - da Australia, do Cabo, da China, do Japão, da California, do Brazil, do Mexico. – apresenta-se, por exemplo, n’uma vasta serie de exemplares. E todas essas especies, geralmente desconhecidas, apezar das suas origens tão diversas e distantes, convizinham sem se prejudicar.
(...)
Em canteiros regulares, no andar superior, estabeleceu-se a escola botanica propriamente dita, juntando as especies vegetaes pela ordem systematica. Em baixo, descendo pelo entrecruzamento caprichoso das numerosas e variadas ruas, sob arcadas de arvoredo, contornando tanques, obliquando sobre o lago, aproveitam-se habilmente todas as alterações de terreno para crear os mais bellos trechos de paizagem vegetal. E hoje um jardineiro emerito, que é tambem um distincto escriptor horticola, o sr. Henri Cayeux, com um inexcedivel amor e rara sciencia, cuida apaixonadamente esse bello jardim, aformoseando-o cada vez mais, a cada estação que chega.
Nos canteiros da colleção de estuado, completa e preciosa, os olhos dos amadores são detidos logo pela serie magnifica de cactos, (...).
Onde nos levaria, porém, o desejo de citar as plantas celebres do jardim ou de descrever os seus aspectos mais pittorescos? Nem a tarefa seria facil, nem o espaço de forma alguma o poderia comportar.
Há em Lisboa, por certo, outos bellos jardins; mas o da Escola Polytechnica é o mais bello de todos, aquelle que constitue o mais agradavel de todos os nossos passeios publicos. (...).”
Descreve sumariamente algumas especies existentes no jardim, do ponto de vista de um visitante amador. O texto, descritivo de algumas especies e características do jardim, é acompanhado por 12 fotografias de Valerio dos Santos.


Valerio dos Santos - fotógrafo - "Os Jardins de Lisboa na Escola Polytechnica"
in Illustração Portugueza
de 28 de Outubro de 1907, nº. 88-2s, p. 553-558 (páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3695.